PRIMEIRA REUNIÃO DE REPRESENTANTES DO SITRAEMFA DE 2017

WhatsApp Image 2017-03-09 at 15.19.49

Aconteceu, no dia 08 de março de 2017, a primeira reunião de representantes por local de trabalho do SITRAEMFA. O evento contou com a participação de trabalhadores das regiões leste, sul e central da cidade de São Paulo.

Os assuntos abordados foram: Conjuntura nacional, campanha salarial Rede Conveniada 2017, informes sobre o Projeto de Lei 287 que trata da “Reforma” da Previdência, Dia Internacional da Mulher e benefícios.

No tema conjuntura nacional foi abordada a questão complexa por qual passa o país com a instabilidade política, econômica e social, e todos os seus reflexos na vida do trabalhador e da Trabalhadora.

 A crise de desemprego que vem assolando a vida do trabalhador e, em especial a juventude com idade entre 18 e 24 anos de idade, cuja taxa, segundo o IBGE, está na casa dos 25,9℅.

Do mesmo modo os vários ataques aos direitos sociais e trabalhistas do povo brasileiro como o sucateamento do SUS, a reforma, nefasta, da educação, o projeto de terceirização da mão de obra, o congelamento dos gastos com saúde, educação e os programas sociais, entre outras perversidades praticadas pelo governo do presidente Michel, Golpista, Temer.

No tocante a campanha salarial 2017, foi reforçada para o trabalhador que este ano será muito difícil e que a categoria vai precisar se unir para fazer o enfrentamento. Essa campanha discutirá todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho. Tanto as econômicas quanto as sociais.

Em relação ao Desmonte da Previdência, foi possível promover um debate franco e aberto com os trabalhadores e trabalhadoras presentes, assim como tirar várias dúvidas dos participantes.

Uma questão que foi clara diz respeito a retirada do direito dos trabalhadores a aposentadoria, quando fica bem transparente para todos que a previdência não têm deficit e sim superávit. O que acontece, hoje e sempre, é a má administração dos recursos destinados a previdência, a sonegação das grandes empresas e as milhares de isenções fiscais concedidas as empresas.

Não há a possibilidade de ser aprovada essa reforma, pois se ela for a idade mínima da aposentadoria vai passar para 65 anos para homens e mulheres.

Ao propor essa medida não levou em consideração que milhares de pessoas morrem antes de completar 65 anos de idade. Enfrentam constantes períodos de desempregos. Trabalhos precários e salários indignos.

Neste sentido, não se pode aceitar a proposta do governo que o trabalhador tenha de trabalhar 49 anos para somente poder trabalhar aos 65 anos de idade. Os trabalhadores entenderam o recado e se colocaram a disposição para o enfrentamento.

No que se refere ao dia Internacional da Mulher, foi feito um resgate histórico da data. Debatendo os avanços e o quão ainda se precisa avançar para que as mulheres tenham os seus direitos garantidos. Também que a investida do governo Temer atingirá em cheio os direitos das mulheres trabalhadoras.

Foi informado aos Trabalhadores presentes que o sindicato estará inaugurando a sua Colônia de Férias, no dia 18/03/2017, na cidade de Peruíbe. Essa foi uma conquista muito importante e que reflete um dos anseios dos trabalhadores da categoria de ter um espaço de lazer para curtir com a família. A notícia foi muito comemorada por todos que manifestaram alegria e contentamento com mais essa vitória.

Ao final, foi feito uma homenagem a todas as mulheres, em nome das companheiras presentes a reunião.

Sitraemfa

Rua Tamandaré 348 – 4º andar - Liberdade
Tel: (11) 4324-5915
Horário de atendimento: 08h às 17h

 
 

Filiado a

CUT CNTSS