Ato Sindical Unitário Unidos Jamais Vencidos

unnamed

Os trabalhadores e o movimento sindical foram os principais alvos do golpe militar de 31 de março de 1964. Nos vinte e um anos de existência da ditadura, vários sindicatos sofreram intervenção dos governos militares e milhares de sindicalistas e trabalhadores militantes, do campo e da cidade, foram perseguidos, ameaçados, presos, torturados e, inclusive, assassinados. O famigerado regime também agiu contra outros direitos dos trabalhadores, acabando com estabil...idade no emprego e criando uma lei antigreve, a Lei 4330 de junho de 1964.

Agora, passados 50 anos do golpe militar de 1964, a sociedade brasileira vem se esforçando em divulgar as atrocidades que a ditadura que durou 21 anos cometeu contra o povo brasileiro e, especialmente, contra os trabalhadores. E buscando reconhecer quem realmente lutou pela liberdade, democracia, melhores condições de trabalho, salários mais dignos, liberdade e autonomia sindicais e que, apesar da repressão policial, militar e empresarial, não deixaram de lutar por um Brasil com justiça social, democrático e soberano.

Assim, 50 anos depois, aquilo que foi reprimido retorna à vida política nacional buscando através da luta pela Memória, Verdade, Justiça e Reparação. E a criação do Grupo de Trabalho Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical, da Comissão Nacional da Verdade, vêm trabalhando para que esta missão seja cumprida.

No dia 01 de Fevereiro de 2014, as centrais sindicais brasileiras que apoiam o Grupo Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical realizarão um grande ato sindical unitário que prestará homenagem aos trabalhadores e sindicalistas da Grande São Paulo que sofreram a repressão da ditadura e das empresas.

Neste dia, trabalhadores ou suas famílias receberão um diploma de reconhecimento por sua luta, assinado por todas as centrais sindicais, louvando seus esforços, dedicação e sacrifícios em defesa da liberdade e da luta dos trabalhadores.

São estes passos dados neste longo caminho por Justiça Social, que os trabalhadores e suas organizações atuais trilham em nome daqueles que se sacrificaram nos tempos difíceis. Para que esta longa noite dos 21 anos do regime que assassinou lutadores e lutadoras e, acima de tudo, sacrificou a liberdade e a democracia, nunca mais aconteça.

Sitraemfa

Rua Tamandaré 348 – 4º andar - Liberdade
Tel: (11) 4324-5915
Horário de atendimento: 08h às 17h

 
 

Filiado a

CUT CNTSS