SME abre inscrições para curso sobre educação para relações étnico-raciais e para diversidade

Formação será oferecida para coordenadores pedagógicos e supervisores escolares; inscrições começam nesta terça e vão até quinta-feira.

O Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) e Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD), em articulação com as Divisões Pedagógicas das Diretorias Regionais de Ensino da SME, oferece 500 vagas para coordenadores/as pedagógicos e supervisores/as escolares no curso “Educação para as Relações Étnico-Raciais e para a Diversidade: Intencionalidades Pedagógicas”.

As inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira (27) até as 20h de quinta-feira (29). O formulário pode ser acessado no link a seguir:https://forms.office.com/r/amvSCwhD5k (Link para um novo sítio)

A proposta da formação é dar subsídios para que as equipes gestoras e pedagógicas desenvolvam estratégias e programas que valorizem e respeitem a diversidade presente na sociedade e promovam uma educação acolhedora e inclusiva para nossos estudantes, atuando em articulação com as demais educadoras e educadores das Unidades Educacionais.

Os conteúdos e discussões estão alinhados com a série de documentos curriculares para promoção de uma educação antirracista e não xenofóbica: “Orientações Pedagógicas – Educação Antirracista: Povos Afro-brasileiros”, “Orientações Pedagógicas: Povos Indígenas” e “Orientações Pedagógicas: Povos Migrantes”. Além disso, a proposta se articula com o NGD e traz importantes reflexões e encaminhamentos para combater violências e práticas sexistas.

O curso contará com seis encontros, com duração de 3 horas cada. São 10 turmas no total, que estão divididas entre as seguintes DREs: Freguesia/Brasilândia. Guaianases, Ipiranga, Itaquera, Jaçanã/Tremembé, Pirituba/Jaraguá (2 turmas), Penha, São Mateus e São Miguel. Os detalhes de cada turma, com datas e locais dos encontros, pode ser encontrados no Acervo Digital da SME:https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/educacao-para-as-relacoes-etnico-raciais-e-diversidade-intencionalidades-pedagogicas/ (Link para um novo sítio)

Sitraemfa

Rua Tamandaré 348 – 4º andar - Liberdade
Tel: (11) 4324-5915
Horário de atendimento: 08h às 17h

 
 

Filiado a

CUT CNTSS