CNAS realiza 2ª descentralizada

plenariaO Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) realizou a 2ª Reunião descentralizada e ampliada de 2012 nos dias 6, 7 e 8 em Vitória ES, com a parceria do Conselho Estadual de Assistência Social do Espírito Santo e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH.

Os principais debates da reunião referiram-se ao novo texto da Norma Operacional Básica do SUAS, cuja versão final foi entregue ao CNAS na reunião de 15 de outubro de 2012. Também foram privilegiados os debates sobre alguns aspectos da Lei do SUAS (Lei 12.435/2011), o novo Decreto do Fundo Nacional (Decreto nº 7788/2012) que substitui o Decreto Nº 1.605/1995, que traz muitas conquistas na área de gestão e financiamento da Assistência Social.

As diretoras do SITRAEMFA Maria Ap. e Maria Gusmão estiveram na reunião ampliada do CNAS, para discutir a nova NOB-SUAS que entrará em vigor a partir de janeiro de 20013. É o acompanhamento do sindicato nas discussões que afetarão o dia a dia dos trabalhadores é extremamente importante. Na oficina Gestão do Trabalho: A política Nacional de Educação Permanente do SUAS, abordou o tema da Capacitação Continuada o que para os trabalhadores é de extrema importância, pois trará mais conhecimento ao seu trabalho e uma significante melhoria na política de atendimento.

Diante dessa proposta de mudança cabe a nos trabalhadores estar atento para que a pratica do nossos serviços tenha fielmente como base a Nob-Suas.

Maria-GusmoEm entrevista Maria Gusmão, explicou que atendeu ao chamado do CNAS, porque acompanha há anos a implantação do SUAS, “o grande norte da assistência social”. Para os trabalhadores, afirmou ela, é importante que o setor saia de um período primitivo para se chegar a uma assistência social, que, de fato, atenda bem o usuário com qualificação dos trabalhadores.

Para ela, a reunião descentralizada do CNAS deu aos participantes a chance de dialogar com todos, conhecer as particularidades de outros locais, de como se dá a implementação do SUAS em outras regiões, ajudando com orientações e experiências e aprender com a diversidade”, disse.

 

 

Sitraemfa

Rua Tamandaré 348 – 4º andar - Liberdade
Tel: (11) 4324-5915
Horário de atendimento: 08h às 17h

 
 

Filiado a

CUT CNTSS