1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde da Cidade de São Paulo

Aconteceu na Faculdade São Judas, dias 26 e 27 de agosto, a I Conferência de Vigilância em Saúde de São Paulo. O SITRAEMFA esteve presente com as diretoras: Ana Cláudia e Maria das Graças, e o diretor Maxwel M. Moraes.
A Conferência ratificou a luta por um SUS público, universal e de qualidade a toda população brasileira. O evento contou com 600 participantes e debateu a importância da vigilância em saúde (Ambiental, Sanitária, Epidemiológica e de Saúde do Trabalhador) e os seus aspectos e consequências na vida da população brasileira.
Cabe ressaltar que a Vigilância em Saúde tem como missão a proteção e a promoção da saúde da população, compreendendo um conjunto de ações e serviços que visam a prevenção, controle de doenças e agravos, identificar, prevenir, eliminar, controlar ou minimizar riscos à saúde.
A Vigilância em Saúde do Trabalhador deve ser observada sob a ótica da aprovação da reforma trabalhista, da Lei da terceirização irrestrita e da PEC 95 (PEC da maldade - que limita os gastos públicos por 20 anos) que se configuram em retrocessos aos direitos da classe trabalhadora. Sem falar que aumentará a precarização dos postos de trabalhos e o número de trabalhadores adoecidos por doenças relacionadas ao trabalho.
O trabalho é uma das maiores causas de adoecimento no mundo. De acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério da Previdência Social, cerca de sete brasileiros perdem a vida todos os dias em acidentes de trabalho no Brasil, totalizando uma média de 2.500 óbitos a cada ano no país. Esses números alarmantes colocam o Brasil na quarta posição mundial em relação a quantidade de mortes, perdendo apenas para a China, os Estados Unidos e a Rússia, segundo dados divulgados recentemente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O Brasil teve, entre 2012 e 2016, registrados 3,5 milhões de casos de acidente de trabalho, resultando na morte de 13.363 de trabalhadores. Como pode ser visto, são números assustadores e tendem a aumentar com a aprovação da reforma trabalhista e da Lei da Terceirização.
Diante dos dados Alarmantes, o Sitraemfa vem participando dos debates de saúde do trabalhador na cidade de São Paulo, juntamente com a Secretaria de Saúde do Trabalhador da CUT – SP, com o objetivo de enfrentar essa triste realidade que tende a piorar, ainda mais, com a aprovação das novas leis e formas do Governo Michel Temer. Do mesmo modo, vem ajudando a construir a política de Saúde do Trabalhador na cidade de São Paulo, para assim fortalecer a atuação da Vigilância em Saúde do Trabalhador no município de modo a promover um meio ambiente de trabalho saudável e qualidade de vida para todos os trabalhadores, não só da categoria, mas de todos os trabalhadores da cidade. Por este motivo, não teria como ficar de fora dessa importante atividade da área da saúde, como foi a I Conferência de Vigilância em Saúde da Cidade de São Paulo.
Ao final da conferência foram eleitos os delegados e delegadas para as etapas Estadual e Nacional, sendo que o diretor do sindicato,  Maxwel M. Moraes foi leito delegado, titular representando a CUT – Central Única dos Trabalhadores, para as Conferências Estadual e Nacional de Vigilância em Saúde que acontecerão nos próximos meses.

Sitraemfa

Rua Tamandaré 348 – 4º andar - Liberdade
Tel: (11) 4324-5915
Horário de atendimento: 08h às 17h

 
 

Filiado a

CUT CNTSS