Dia do assistente social: profissão completa 80 anos no Brasil

dia-do-assistente-social 23

Surgida em 1936, a profissão de Serviço Social completa 80 anos de existência no Brasil no dia 15 de maio. Os assistentes sociais são responsáveis por garantir os direitos humanos da população por políticas sociais, com atuação em áreas como educação, trabalho, moradia, saúde e assistência social, entre outros.

É deles também o encargo de promover ações e indicar alternativas a problemas que impactam diretamente a vida da população.

São eles que fazem uma análise da realidade social e indicam políticas públicas para a conquista e efetivação de direitos. Mais do que isso, atuam fiscalizando a implementação dessas políticas e contestando abusos e omissões do Estado, tendo como princípios a defesa intransigente dos direitos humanos, recusa do arbítrio e do autoritarismo, ampliação e consolidação da cidadania, defesa do aprofundamento da democracia e empenho na eliminação de todas as formas de preconceito.

Serviço social em tempos de crise

Em uma sociedade historicamente marcada pelo preconceito, a exclusão e o conservadorismo, a atuação política dos assistentes sociais se torna ainda mais necessária. Para o assistente social é extremamente importante que a população discuta e se mobilize pela garantia de direitos por parte do Estado, contra os crescentes cortes de recursos públicos para esse fim. Essa atuação é ainda mais importante no contexto econômico e político enfrentado pelo Brasil.

Sitraemfa

Rua Tamandaré 348 – 4º andar - Liberdade
Tel: (11) 4324-5915
Horário de atendimento: 08h às 17h

 
 

Filiado a

CUT CNTSS