Trabalhadores e trabalhadoras, a nossa reunião de Representantes de Base acontecerá no dia 22/05/2024, às 10 horas, sede do SITRAEMFA (rua Tamandaré 348, 4º) e para ser representante é necessário ser sócio!!

É um representante por local de trabalho! É preciso preencher a ata de eleição e a lista de presença com a assinatura de seus companheiros de trabalho para logo depois encaminhar para o email:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ACESSE AQUI o link com a ATA e a Lista de Presença

 

 
Este sindicato esclarece que o desconto do imposto de renda é possível e devido, todavia, deve ser observados os critérios para abatimentos sob pena de incidir no bis in idem, ou seja, o desconto duplo sobre os vencimentos do trabalhador.
 
Se já foi realizado o pagamento do salário e houve o desconto do imposto de renda retido na fonte sobre o salário, no pagamento do bônus o imposto de renda só pode recair sobre essa remuneração, ou seja, SÓ SOBRE O BONUS, não podendo novamente ser desconto o Imposto de Renda sobre o salário, tendo em vista que já foi descontado anteriormente.
 
Assim, caso a empregadora proceda ao desconto de forma indevida, poderá ter que arcar com o pagamento aos trabalhadores, sob pena de ser acionada de forma administrativa e judicial.
 
ATENÇÃO TRABALHADOR FIQUE ATENTO AOS SEUS DIREITOS!

A direção do SITRAEMFA encaminhou no dia 08/11 oficio sindical nº 165/2023, à Secretaria de Assistência, com cópia para o Prefeito Ricardo Nunes reiterando sobre as reivindicações e falta de resposta do Secretário, para solucionar o reajuste salarial dos trabalhadores da Assistência Social.

E no dia 13/11/2023, às 9h, em plenária na Câmara dos Vereadores (Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista, São Paulo), com a presença do SITRAEMFA, SINBFIR, FAS e trabalhadores da categoria, que deverão deliberar sobre Ato Público, com a possibilidade de paralisação dos serviços e atendimentos das organizações com Parcerias, caso a Secretaria não dê resposta aos trabalhadores.

A população do Rio Grande do Sul enfrenta a maior tragédia ambiental já vista no estado. As fortes chuvas que acometem o local desde o final de abril já vitimaram 100 pessoas, segundo dados divulgados pela Defesa Civil na tarde de quarta-feira (8). Ainda há 128 desaparecidos e 372 feridos.

Os números são alarmantes: há 230,4 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 66,7 mil em abrigos e 163,7 mil desalojados.

Neste momento, que exige esforços coletivos, os sindicatos dos metalúrgicos de diversas cidades do estado abriram suas sedes para acolher os moradores e organizar as doações recebidas, 

Em São Paulo, a CUT Nacional e a CUT-SP estão arrecadando, neste primeiro momento, absorventes femininos. Devido à urgência da situação, a primeira leva será encaminhada para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (10), juntamente com uma doação expressiva de água potável. 

Durante os próximos dias, a Central continuará recebendo doações de: absorventes, fraldas descartáveis e papel higiênico. A entrega pode ser feita na sede Rua Caetano Pinto, 575 - Brás, das 9h às 17h.

Após ofício e várias intermediações com a Secretaria de Educação do Município de São Paulo acerca da regularização dos pagamentos dos valores devidos às OSCs para pagamento dos salários e férias de janeiro/2024, finalmente a Secretaria apresentou devolutiva.
 
De acordo com as informações repassadas ao  sindicato pela própria Secretaria, os pagamentos estão sendo realizadas hoje com finalização até dia 12/01/2024, regularizando assim as pendências financeiras das Organizações Parceiras e Conveniadas.
 
Maiores informações serão repassadas na LIVE que acontecerá no dia 10/01/2024.
 
Seguimos na luta para manter o Sindicato forte e atuante!!!!

A direção do SITRAEMFA informa que a partir do dia 22 de setembro, sexta-feira haverá plantão da BIO VIDA SAÚDE, no sindicato.

Esse plantão será direcionado as pessoas que tiverem dificuldades para marcar consulta, emitir guias, etc. com a Bio Vida Saúde.

O plantão será a cada quinze dias, a partir do dia 22/09/23, das 9h as 12hs, no sindicato (rua Tamandaré 348), com um representante da empresa BioVida!.

O 1º de Maio unificado da CUT e demais centrais sindicais em São Paulo, realizado no estacionamento da Neo Química Arena (estádio do Corinthians em Itaquera), levou à classe trabalhadora as principais bandeiras de luta no Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, cujo tema este ano é “Por um Brasil mais justo”.

A pauta em 2024 inclui emprego decente, correção da tabela de Imposto de Renda, juros mais baixos, valorização do serviço e dos servidores e servidoras públicos, salário igual para trabalho igual e aposentadoria digna.

A vice-presidente nacional da CUT, Juvândia Moreira, reforçou que este 1° de Maio foi uma data “importante para que as pautas da classe trabalhadora ganhassem ainda mais visibilidade”.

Afirmou também que o movimento sindical agora tem uma missão importante. “Saímos daqui com a tarefa de fazer uma grande marcha para que as pautas tenham seguimento, levar para Brasília e dialogar com o parlamento, mas para dialogar também com a sociedade brasileira”, disse Juvândia, se referindo à articulação de uma marcha das centrai sindicais e movimentos sociais, no dia 22 de maio.

Durante o ato, lideranças das CUT e das demais centrais, de movimentos sociais, além de lideranças políticas destacaram os motivos pelos quais essas bandeiras são importantes para os trabalhadores e as trabalhadoras.

Conforme é de conhecimento de todas as organizações Sociais que mantém convênio e/ou parceria com a Secretaria de Educação do Município de São Paulo devem cumprir os parâmetros das Leis, Portarias e Instruções Normativas.

Assim, as férias coletivas devem ser ofertadas para todos os trabalhadores indistintamente, sendo que a conduta de tratar de forma diferenciada trabalhadores que estão nas mesmas condições pode caracterizar assédio moral, além de outros desdobramentos administrativos e judiciais.

Desta forma, e tendo em vista que sequer há atendimento para as crianças no mês de janeiro de 2024, não se justifica a convocação dos trabalhadores em período de férias coletivas, independentemente das funções para as quais foi convocada.

Em relação aos trabalhadores que possuem menos de um ano de contrato, deverá a organização conceder férias proporcionais e o restante do período como descanso remunerado, iniciando-se assim novo período aquisitivo para os trabalhadores.

Tendo em vista o trabalho realizado nos Centros entende o Sindicato que a concessão de férias é fundamental para a saúde dos trabalhadores e o bom atendimento das crianças.

Caso haja descumprimento, o trabalhador deverá manifestar-se junto ao Sindicato para encaminhamentos.

 O SITRAEMFA vem manifestar seu repúdio diante das declarações do deputado Eduardo Bolsonaro (PL/SP), comparando professores a traficantes. Essa afirmação só revela a postura irresponsável do deputado, que agride a dignidade dos professores que dedicam suas vidas à educação.
 

Não admitimos que se façam associações ofensivas e intolerantes que contribuem para o desrespeito e à violência contra professores. A comparação entre profissionais dedicados ao ensino e indivíduos envolvidos em atividades criminosas demonstra o ódio que Eduardo Bolsonaro e toda a extrema-direita dedica ao trabalho dos educadores, sobretudo àqueles que têm como horizonte a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 Esperamos que o Deputado Eduardo Bolsonaro assuma a responsabilidade por suas palavras infundadas e desrespeitosas. E que ele sofra todas as sanções cabíveis a esse ato irresponsável.

O SITRAEMFA reafirma sua luta pela valorização da educação e pelo respeito àqueles que dedicam suas vidas ao ensino.

Sitraemfa

Rua Tamandaré 348 – 4º andar - Liberdade
Tel: (11) 4324-5915
Horário de atendimento: 08h às 17h

 
 

Filiado a

CUT CNTSS